"Esta geração europeia vai ser a primeira que vai viver pior do que os pais", diz João Cotrim de Figueiredo, cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal às eleições europeias. Quer mais Mercado Único e fala das ameaças ao projeto europeu, da guerra à extrema-direita ou à extrema-esquerda.
Dentro de quatro anos a União Europeia vai ter de começar a pagar o empréstimo de 806,9 mil milhões de euros que contraiu para responder à Covid-19 e para se modernizar. Como é possível continuar a financiar as necessidades dos 27 Estados membros e ainda as dos países do alargamento, a partir de 2030, e da Defesa?
João Cotrim de Figueiredo foi deputado único da Iniciativa Liberal eleito pelo círculo de Lisboa e líder do partido até janeiro de 2023, altura em que deu lugar a Rui Rocha. Agora é o cabeça-de-lista dos liberais às eleições europeias de 9 de Junho. Em entrevista ao SAPO 24 fala das suas aspirações para a União Europeia.
Para começar, a Europa tem de se reformar e os políticos precisam de ter coragem para correr riscos, mesmo quando à primeira vista as medidas podem parecer impopulares e é preciso enfrentar a opinião pública do momento.
#entrevista
Continuar a ler aqui
João Cotrim de Figueiredo: "A Extrema-Esquerda tem posições igualmente perigosas para o futuro da união europeia"e